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Quanto o RH impacta nos seus negócios? Setor é cada vez mais estratégico no mercado

Ao invés das formas tradicionais de recrutamento, o trabalho será amplamente definido em termos de conjuntos de habilidades e competências

O papel do RH, Recursos Humanos ou DHO, que significa Desenvolvimento Humano e Organizacional, está mudando: do que antes conhecíamos como o RH que se concentrava apenas no trabalho administrativo e de recrutamento, para lidar com vários aspectos da administração de um negócio e aproveitar o potencial do capital humano.

À medida que o local de trabalho evolui, essa área de recursos humanos ajuda a facilitar jornadas de desenvolvimento, seja das pessoas, times e lideranças, seja da organização como um todo. Considerando que, antes, o objetivo do departamento era recrutar pessoas de um único canal ou tipo de perfil para preencher cargos, hoje o objetivo é entender o talento de forma holística e recrutar um pool diversificado que levará a organização a outro patamar de resultados. Ou, ainda, a responsabilidade do setor também se expandiu para cultivar e desenvolver uma cultura segura e integrada no local de trabalho.

Durante a pandemia, se viu uma mudança drástica na forma como se trabalha. A crise provocou mudanças profundas na forma como as empresas operam e como empregadores e empregados interagem. Houve uma rápida mudança para o trabalho remoto, automação e digitalização para atender às necessidades organizacionais e individuais e, diante disso, ficou mais evidente como alguns modelos mais antigos de gestão não funcionam mais.

O novo mundo corporativo exige um sistema mais responsivo, ágil e flexível. Um que, humanamente falando, gira em torno de maiores conexões, maior diversidade e culturas de trabalho mais positivas e, operacionalmente, menores custos de transação, automação incomparável e abertura a mudanças nos arranjos de trabalho.

Para que isso seja efetivo, primeiramente é preciso que os gestores de DHO, ou RH, garantam que a empresa esteja alinhada com suas missão e visão. O papel dessa liderança de DHO, nesse aspecto, é fornecer modelos de mentalidades individuais ideais ligadas aos valores da empresa e identificar momentos na cultura dessa empresa que traduzam as mentalidades em um conjunto de comportamentos de liderança.

O melhor talento deve ter permissão para ocupar papéis críticos de geração de valor. Isso significa afastar-se de uma abordagem tradicional, onde o talento e as responsabilidades críticas são intercambiáveis e baseados na hierarquia. Aqui, a perspectiva de desenvolvimento humano visa colocar as melhores pessoas nas funções mais vitais para criar o tipo de cultura que eles imaginam e de uma forma mais horizontal e descentralizada.

Aliás, trabalhar em conjunto com as pessoas para formar experiências autênticas, personalizadas e motivadoras pode explorar a força dos indivíduos, das equipes e da própria companhia. Da mesma forma, o aspecto do Desenvolvimento Organizacional do DHO deve ajudar as empresas a transformar seu modelo organizacional – desde processos, pessoas, estrutura, estratégia e tecnologia. O setor, como parceiro de negócios, pode apoiar outros líderes funcionais na formação de uma abordagem interativa que desenvolva os elementos centrais do processo de gestão.

Ao invés das formas tradicionais de recrutamento, o trabalho será amplamente definido em termos de conjuntos de habilidades e competências. O ritmo acelerado dos desenvolvimentos tecnológicos permitiu que os indivíduos aprendessem habilidades rapidamente. Para cumprir os objetivos organizacionais e prosperar nesse ambiente, as organizações e lideranças devem permitir que seus colaboradores se qualifiquem nas próximas décadas.

No geral, o sucesso e o crescimento de uma organização dependerão de quão voltada para o futuro, decisiva e aberta para mudar for a função de RH. Isso, porque os modelos operacionais tradicionais podem não funcionar mais no futuro. Contudo, com um senso aguçado de seu poder transformador, o departamento de Recursos Humanos pode abrir diferentes possibilidades para os negócios se as empresas estiverem preparadas para essas transformações.