- (41) 3079-6299
- (41) 98832-9190
- (1) 1
- (1) 1
- (1) 1
MS - Junta Comercial lança novos serviços online para agilizar atendimento ao público
A partir de agora é possível realizar a pesquisa de nome empresarial, emitir certidões simplificadas, além de certidões de inteiro teor pelo site da Junta.
A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) lançou uma série de novos serviços de consulta online, que visam facilitar e agilizar o atendimento ao público realizado pelo órgão. A partir de agora é possível realizar a pesquisa de nome empresarial, emitir certidões simplificadas, além de certidões de inteiro teor pelo site da Junta.
Ao abrir um comércio ou empresa, para a escolha do nome o empresário necessitava solicitar uma pesquisa junto à Prefeitura de Campo Grande para se inteirar se o nome escolhido já não está sendo utilizado por uma empresa existente. Agora, isso poderá ser feito pelo site da Junta Comercial e o resultado sai em poucos minutos, ante as 48 horas exigidas pela prefeitura. De acordo com o presidente da Jucems, Wagner Bertoli, o processo de constituição de uma empresa está se tornando cada vez mais ágil com a digitalização dos processos. “Antes isso dava uma mão de obra enorme e agora, do escritório, o empresário ou contador pode efetuar a pesquisa de forma rápida e eficaz”, afirma.
Outro serviço oferecido digitalmente é a consulta de Certidão Simplificada e de Inteiro Teor. Antes da total digitalização do serviço, ao requerer informações sobre determinada empresa, o interessado precisava fazer um ofício e se dirigir à sede da Junta Comercial para que as certidões fossem emitidas. A partir de agora, toda consulta pode ser realizada online, onde será gerado um boleto bancário para ser pago no Banco do Brasil ou no HSBC, e 30 minutos após o pagamento a consulta estará disponível.
Wagner Bertoli afirma que outra grande vantagem desse meio de consulta é que com um acesso à internet não há mais a necessidade de deslocamento para a sede da Junta. “Isso vai desafogar muito o número de atendimentos aqui na Junta Comercial e vai facilitar tanto o trabalho da população de um modo geral, como o nosso aqui. Além disso, esses documentos podem ser emitidos de qualquer lugar do mundo, basta um acesso à internet. O contador pode solicitar do escritório dele; o advogado do Rio de Janeiro ou de São Paulo, por exemplo, que necessite uma informação terá acesso imediato às certidões sem necessitar vir presencialmente”, reforça.
Poderes Públicos
Outro benefício destacado é o fato de os poderes públicos terem acesso gratuito ao sistema. Bertoli afirma que as polícias e o Poder Judiciário, por exemplo, podem requerer qualquer certidão, em tempo real para consultas. “Se um juiz precisa fazer uma consulta para um processo, ele teria que oficiar a junta comercial, o presidente autorizar fazer a pesquisa, assinar e mandar por Correios de volta para o magistrado. Agora ele pode fazer isso do próprio gabinete, o que gera uma economia de mais de 40 dias. Isso é um benefício incalculável para a população. E tudo isso com extrema confiabilidade e veracidade dos documentos, que possuem certificação digital e fé pública”, destaca.
O presidente em exercício do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Mato Grosso do Sul (CRC/MS), Ruberlei Bulgarelli, reforça a tese que o ganho de tempo nos processos de implantação de novas empresas e de consultas pertinentes ao exercício do contador é de grande valia. “Economizamos dinheiro e tempo. Para cada demanda tínhamos que deslocar um funcionário para a sede da Junta Comercial e agora podemos fazer tudo do escritório. Temos que reconhecer o esforço da Junta Comercial em atender a área contábil do Estado. Foi um grande passo dado”, reforça.
Para que isso se tornasse realidade, foram mais de oito anos de trabalhos para digitalizar os documentos existentes. “Tivemos que digitalizar documento por documento, que totalizam cerca de 7,5 milhões de páginas digitalizadas. Foi um grande salto, uma obra”, finaliza Bertoli.
As consultas já estão disponíveis no site da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul. Acesse www.jucems.ms.gov.br .