Rua Francisco Nunes, 1224, Testing - Prado Velho, Curitiba/BA
  • (41) 3079-6299
  • (41) 98832-9190
  • (1) 1
  • (1) 1
  • (1) 1

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Juceal aposta na automação como futuro do registro empresarial

Os problemas no Junta Digital que apareciam eram resolvidos aos poucos com aberturas de casos com o suporte do sistema.

“A realidade é outra. Tivemos um início movimentado, mas estamos conseguindo seguir em frente e com melhorias”. Com quase quatro meses de mandato, o presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), Carlos Araújo, ressalta a adequação ao cargo e não esconde as dificuldades iniciais na posição. Consciente sobre o aumento de atendimentos diários no órgão e de processos protocolados nos últimos meses, o gestor confia na automação dos serviços para simplificar o registro empresarial e defende o diálogo aberto com os clientes e parceiros da Juceal.

Desde novembro de 2011 compondo a diretoria do órgão, na qual ocupou o cargo de secretário geral antes de assumir a presidência, o gestor exalta a nova experiência. “Estou totalmente adaptado. A estrutura interna já conhecia, como novidade houve o contato com a parte externa, como os órgãos parceiros. Mas quando você conhece o produto realmente, não fica difícil falar sobre ele”, afirma Araújo.

Ele evidencia a última pesquisa de satisfação realizada com os clientes em abril e enfatiza o contato com os usuários dos serviços do órgão, ressaltando que críticas, sugestões e elogios feitos no documento são ouvidos e servem para avaliar o trabalho realizado e as perspectivas futuras.

Pontos de maiores críticas dos clientes, o tempo de espera no atendimento presencial e cumprimento de prazos de entregas de documentos foram lembrados pelo presidente como fatores em constante observação pelo órgão e com melhorias já aparentes.

“Nos primeiros meses, o número de atendimentos na Junta triplicou em relação aos últimos meses do ano passado, chegando a 171 atendimentos diários. Isto aconteceu principalmente devido à adequação de empresas ao Supersimples e dúvidas relacionadas a parceiros da Redesim [Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios]. Com o fim do prazo e capacitação de novos atendentes, o tempo médio foi diminuindo e hoje está regular”, explica.

Quanto às críticas ao prazo para saída de documentos, o presidente reitera a estabilização do novo sistema Junta Digital, que permite o fluxo totalmente online de processos empresariais pelo órgão, e garante a diminuição do prazo de 48h para a retirada.

“Os problemas no Junta Digital que apareciam eram resolvidos aos poucos com aberturas de casos com o suporte do sistema. Hoje, o Junta Digital está praticamente consolidado. Outros problemas de sincronização com sistemas dos órgãos parceiros, como aconteceu com a nova versão do sistema da Receita Federal, também foram resolvidos e a troca de informações entre eles acontece sem erros. Mesmo com a reforma na sede da Junta, que ainda não foi finalizada, conseguimos manter o deferimento dos processos através do teletrabalho e todas essas melhorias, que foram acontecendo gradativamente, já dão sinais positivos. Hoje existe processo que sai antes das 48h estipuladas”, completa.

Com o objetivo de dar continuidade à modernização do órgão e estreitar a relação com o cliente, Araújo destaca que a chave para atingir os objetivos é continuar capacitando e investir na tecnologia digital.

“Em abril realizamos uma capacitação com os usuários do Junta Digital dos municípios alagoanos e pretendemos realizar também com os clientes a fim de diminuir dúvidas, como é feito periodicamente. Temos também que aprimorar e acreditar sempre na tecnologia para facilitar a vida dos clientes. A Juceal é referência por essas tecnologias implantadas, que é a chave também para facilitar o trabalho dos nossos servidores. É um trabalho que é feito para dar transparência e publicidade aos processos no menor tempo possível”, conclui.

A Juceal está na fase de manutenção e melhorias da Redesim, projeto que o estado foi pioneiro ao ser a primeira unidade federativa a implantar e habilitar em todos os seus municípios. A interface da rede é o Portal Facilita Alagoas, ferramenta responsável pelo início dos processos de abertura, alteração e baixa empresarial, e ponte inicial para o Junta Digital.