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Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Encantamento do cliente

Entenda a importância de criar uma relação com seu cliente

Encantar o cliente, satisfazer aquilo que ele deseja, entregar o que foi pedido ou simplesmente fazer com que ele volte e traga outras pessoas.

Desde o início do comércio, tanto de serviço quanto de produtos, essa temática não sai da cabeça daqueles que desejam “vender algo”.

Coloco o “vender algo” como um produto ou serviço que através do nosso esforço queremos que o cliente leve para sua casa, empresa, entidade ou para a sociedade em geral, e isso está altamente atrelado em como fazemos que a experiência dele conosco seja algo fascinante e não decepcionante.

Para isso, podemos observar que uma forma de ter o primeiro contato com o cliente é uma técnica que se chama rapport que significa “trazer de volta” ou no popular “criar uma relação”.

Essa técnica é natural do ser humano e fazemos isso muito bem, desde que éramos crianças e, por algum motivo, precisávamos nos relacionar com outras crianças e adultos. Basicamente é entrar no mundo daquele que vamos nos relacionar e depois trazê-lo para o nosso mundo.

Trago um exemplo claro do que aconteceu. Um dia estava no escritório e entrou um senhor da roça com as "botinas" todas cheias de barro, e também esterco de boi. Ele queria falar comigo. Logo, tirei o meu blazer e pedi à recepcionista que o encaminhasse para minha sala.

No momento que ele entrou, comecei a falar de uma forma mais coloquial e descontraída. Falei do clima/tempo, dos gados, da quantidade de leite que cada vaca tava dando, enfim, entrei no mundo dele e depois comecei a puxá-lo para o “mundo” da contabilidade, pois esse era o motivo pelo qual eu tinha marcado aquela reunião com aquele cliente que, apesar de bom, era desorganizado e não entregava as coisas no prazo.

A conversa foi tão boa que ele entendeu que tinha que emitir Nota Fiscal da venda do gado e que precisava mandar para contabilidade outras coisas contábeis que conversamos.

Tenho certeza que se eu tivesse usado uma linguagem formal da contabilidade, ele não teria o resultado que esperava com a sua visita, pois logo de início teríamos mais barreiras do que proximidade nos assuntos.

Para ter um rapport eficiente, devemos ter uma conversa de forma descontraída e sem forçação de barra, pois quem está na relação pode perceber que o outro tá tentando imitá-lo e assim ficar mais fora do contexto de uma relação saudável.

Outro ponto é que o rapport, como já citei, é algo natural e a todo momento podemos usá-lo para um melhor relacionamento, tanto com o cliente quanto com pessoas do nosso convívio.

Além do rapport, podemos observar que algumas ações objetivas podem ter um efeito favorável no encantamento de clientes, tais como:

  • Ficar mais próximo do cliente, literalmente sair de trás da mesa, e se sentar ao lado do cliente;
  • Posição das cadeiras em ângulo de 90º;
  • Se no seu escritório couber uma mesa redonda também é uma forma de aproximação;
  • Buscar ambientes que a iluminação seja confortável;
  • Cheiro do ambiente, organização do espaço e limpeza também são fundamentais;
  • Ter uma roupa adequada e alinhada no escritório, tanto para os colaboradores quanto para os proprietários e gestores;

Para finalizarmos, além da dica do rapport e ações objetivas, fica a dica de termos uma contabilidade consultiva em vez da convencional.

Primeiramente, devemos ter uma visão mais ampla das oportunidades e desafios, fazer o uso das tecnologias, tanto a nosso favor como do cliente, ter métricas de sucesso e estratégias de crescimento do negócio, como também ter foco nas interpretações das informações obtidas por meio de relatórios de desempenho, dessa forma teremos um alto valor agregado ao nosso serviço.

Por: Patrícia Telles, CEO-Conta contábil assessoria contábil Ltda fundada desde 2007, Formada em Ciências Contábeis 2004; Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos; MBA em Consultoria e Empreendedorismo Contábil (cursando) pela BSSP; Pós-graduação Terceiro Setor na Modernidade (cursando) pela escola aberta; DL - Desenvolvimento e Liderança; 2010; Negociação e Vendas instituto INEHX de PNL 2010; Presidente da Associação Regional dos Profissionais de Contábeis do Noroeste Fluminense 2019 À 2021; Tesoureira da ARCNF 2021 á 2023; Delegada do CRCRJ 2020 a 2021; Conselheira do CRCRJ 2022 á 2023; Coordenadora da da Comissão do 3º do Setor CRCRJ 2022 á 2023; Fundadora do Instituto Mulheres que contam 2021.