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Organizando sua equipe de trabalho

O que torna a organização das equipes de trabalho um grande desafio dentro das empresas?

Fazer as pessoas trabalharem em equipe é um grande desafio para as empresas. Uma ótima maneira de começar é deixar clara a função de cada um.

São dois os principais motivos:

O primeiro é que, muitas vezes as pessoas desconhecem totalmente qual é a rotina de trabalho e qual o papel dessa rotina dentro do trabalho da equipe.

Outro motivo é que as empresas não deixam claro qual é o papel de cada funcionário dentro da organização.

Assim, as pessoas começam o relacionamento de trabalho tropeçando umas nas outras e batendo cabeças. Uma começa o que outro já estava fazendo, as pessoas se concentram em tarefas repetidas, enfim, o cenário vai disso para pior.

Para evitar que isso aconteça, aí vão algumas dicas para ajuda-lo a organizar o trabalho de sua equipe:

1. Deixe bem claro o que a empresa espera de um funcionário.

A expectativa de uma empresa junto a um funcionário nem sempre é a mesma de um funcionário junto à empresa.

Por isso, deixe claro desde cedo o que sua empresa espera de seu funcionário. Além disso, mostre também o que vocês esperam de resultados dentro das atividades que ele irá executar.

Não estamos falando sobre job descriptions, a velha e famosa descrição de cargos que vem em um manual quadrado e que ninguém entende de verdade.

Estamos falando em dizer claramente ao funcionário qual será a sua rotina diária e o que a equipe espera dele.

Deixe claro as expectativas da empresa

Deixe claro as expectativas da empresa.

2. Teste o funcionário com a sua equipe antes da contratação.

Você contratará um funcionário sem ao menos saber se o entrosamento dará certo com a equipe de trabalho?

Certas pessoas simplesmente não conseguem trabalhar juntas e podem acabar atrapalhando o desempenho de toda a equipe de vendas. Por isso, é sempre bom testar as pessoas para saber se elas conseguirão trabalhar juntas facilmente.

Existem pessoas com hábitos, personalidades e pensamentos diferentes que nunca conseguirão trabalhar juntas. Assim, será impossível organizar uma equipe de trabalho eficaz.

Por isso, simplesmente não contrate o funcionário sem saber se ele vai se encaixar na equipe. Faça um teste antes e assegure-se de que os perfis profissionais se complementam.

3.Não opere pela ideia da semana.

Grande parte das pequenas empresas caem nessa enorme falha!

É muito – muito mesmo – importante você entender que, após direcionar seus funcionários em uma tarefa, deixe que ele cumpra aquela tarefa até o fim.

Mudar constantemente a direção a ser percorrida, só atrapalhará o desempenho da sua equipe.

Portanto, se alguma tarefa foi agendada para o funcionário, espere até que ela seja cumprida antes de atribuir outra.

Quando as tarefas mudam constantemente, a equipe fica perdida. Não mude de objetivo a cada semana. Ao longo do tempo, isso deixa os funcionários perdidos e o desempenho da equipe é extremamente prejudicado.

Deixe as ideias que você coletou naquele evento amadurecerem e enquanto isso dê tempo para sua equipe finalizar as tarefas que já estão trabalhando.

Organizar uma equipe não é tarefa fácil

Organizar uma equipe não é tarefa fácil!

Muito menos conseguir fazer com que tudo seja sempre um mar de rosas. Os conflitos aparecerão, as pessoas vão se desentender e, principalmente, as pessoas abandonarão o navio no meio da jornada.

Caberá ao líder resolver esses conflitos sem que a equipe de trabalhoperca a sua força e seu ritmo de produção.

Organizar uma equipe de trabalho sem problemas é bem complicado. Administrar e liderar pessoas é um desafio que nunca terá fim.

Por isso mesmo que liderança é a união de paixão, força de vontade e jogo de cintura. Goste de seus liderados, tenha pulso firme para objetivos e saiba lidar com conflitos. Esse é o molho secreto para organizar a sua equipe de trabalho.