- (41) 3079-6299
- (41) 98832-9190
- (1) 1
- (1) 1
- (1) 1
Ativo intangível: o que é e porque se preocupar com isso
Você pode estar subestimando o seu negócio, esquecendo seus ativos intangíveis.
Se você é como muitas pequenas empresas, se preocupa com os ativos da empresa que você pode ver e tocar. Mas, e os itens de valor que não são físicos? Você pode estar subestimando o seu negócio, esquecendo seus ativos intangíveis.
Mas, afinal, o que são ativos intangíveis? O fato de muitas empresas não se preocuparem com eles é sinal de que não sabem o quanto são importantes para os negócios.
O que é um ativo intangível?
Um ativo intangível é um ativo que não pode ser tocado. Embora os ativos intangíveis não tenham presença física, eles agregam valor ao seu negócio.
Os ativos intangíveis são ativos de longo prazo, o que significa que você os usará em sua empresa por mais de um ano.
Exemplos de ativos intangíveis incluem know-how, reconhecimento de marca, direitos autorais, patentes, marcas registradas, nomes comerciais e carteira de clientes.
Um dos tipos de ativos intangíveis mais conhecidos é a propriedade intelectual.
A propriedade intelectual é algo que você cria com sua mente, como um design. Você tem direitos sobre sua propriedade intelectual e outras empresas não podem copiá-la.
Propriedade intelectual inclui marcas registradas, patentes e acordos de licenciamento.
Outro tipo de ativo intangível são os fatores que afetam o valor da sua marca. Exemplos desse tipo de ativo intangível incluem a reputação de sua empresa, estratégias, base de clientes e relações com funcionários.
Você sabe quais ativos intangíveis você tem em sua pequena empresa? Dê uma olhada nesta lista para conferir:
- Uma identidade de marca forte e reconhecível;
- Funcionários treinados;
- Clientela leal;
- Fornecedor confiável e rede de distribuição;
- Um site funcional;
- Sua tecnologia, sistemas e processos internos.
Ativo intangível x ativo tangível
Você pode dividir os ativos em dois grupos: intangível e tangível.
Ao contrário dos ativos intangíveis que acabamos de ver, os ativos tangíveis são itens de valor que você pode tocar.
Exemplos de ativos tangíveis incluem móveis, computadores, edifícios e veículos.
Às vezes, é difícil dizer se um ativo é tangível ou intangível. Ativos tangíveis e intangíveis geralmente se conectam uns aos outros e isso pode dificultar a determinação do valor.
Por exemplo, você pode manter uma lista de clientes em seu computador e imprimi-la em papel. O papel em si é tangível. Você pode segurá-lo em suas mãos. Mas o item real de valor não é o pedaço de papel. O item de valor é a lista. Como as informações contém valor, a lista de clientes é um ativo intangível.
É por isso que muitas empresas vendem que fecham as portas vendem sua carteira de clientes a outra empresa.
A importância dos ativos intangíveis
Os ativos intangíveis também são responsáveis por qual é o valor de mercado da organização. Por isso, empresas de todos os portes precisam se preocupar com isso.
Marcas como a Apple e a Coca-Cola são bons exemplos de nomes que valem muito mais do que apenas os seus produtos. Elas contêm ativos intangíveis muito valiosos.
As empresas de bens de consumo e serviços têm ativos intangíveis, como as patentes de fórmulas e receitas, juntamente com o reconhecimento da marca, são ativos intangíveis essenciais em mercados altamente competitivos.
A Coca-Cola Company (KO) é um exemplo de um ativo intangível, com o valor de sua marca altamente reconhecida sendo praticamente inestimável e é um fator essencial no sucesso e nos lucros da Coca-Cola Company.
De maneira geral, empresas de tecnologia (como a Apple), possuem ativos intangíveis fundamentais, como direitos autorais, patentes, funcionários críticos e pesquisa e desenvolvimento.
O setor de saúde tende a ter uma alta proporção de ativos intangíveis, incluindo nomes de marcas, funcionários valiosos e pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e métodos de tratamento.
A indústria automobilística também depende fortemente de ativos intangíveis, principalmente tecnologias patenteadas e nomes de marcas. A marca Ferrari, por exemplo, vale bilhões.
Dessa forma, torna-se um erro se preocupar apenas com os ativos tangíveis de uma organização. Bons gestores precisam se preocupar com os ativos como um todo.
Valorizando ativos intangíveis
Normalmente, você pode encontrar o valor dos ativos tangíveis como um número definido. Você soma o valor de cada item tangível para encontrar um valor total.
No entanto, o valor de seus ativos tangíveis não reflete o valor total de sua empresa. Para descobrir esse valor é preciso saber também o valor dos seus ativos intangíveis.
Encontrar o valor de seus ativos intangíveis é mais difícil do que ativos tangíveis. É provável que seus intangíveis não tenham valores de corte e secagem.
Se você planeja vender sua empresa, precisará incluir seus ativos intangíveis na avaliação de sua pequena empresa.
Você deve consultar um consultor de negócios para ajudá-lo a avaliar os ativos. Além disso, você pode usar alguns métodos para entender o valor de seus ativos intangíveis. Veja só:
- Método de custo: você calcula o custo que seria necessário para outro negócio duplicar seu ativo intangível. Para este método, você pode estimar os custos atuais necessários para recriar o ativo. Ou, você pode calcular o valor atual de todos os custos originais que entraram no ativo.
- Método de mercado: você encontra a marca de outra empresa, ou outro ativo intangível, que se compara ao seu negócio. Use o valor dos ativos intangíveis de outras empresas como um ponto de referência para avaliar seus ativos intangíveis.
- Método da receita: Você mede os benefícios futuros que o ativo intangível trará para outro negócio. Você precisa usar projeções de fluxo de caixa para esse método.
Registro de ativos intangíveis
A contabilização de ativos intangíveis possui alguns requisitos exclusivos. Você registra ativos intangíveis no Balanço Patrimonial, mas apenas aquele que sua empresa comprar ou adquirir.
Além disso, o ativo intangível deve ter um valor identificável e uma vida útil de longo prazo. Não se registram ativos intangíveis que você cria na sua empresa.
Por exemplo, seu logotipo é um ativo intangível que possui valor. Mas você criou o logotipo em sua empresa, você não comprou os direitos do logotipo de outra empresa, logo, esse ativo intangível não poderá ser contabilizado no seu Balanço.