- (41) 3079-6299
- (41) 98832-9190
- (1) 1
- (1) 1
- (1) 1
4 dicas para você melhorar a produtividade e evitar conflitos com o chefe
Pressionados por resultados, líderes não preparados se abatem pelo estresse, o que gera uma má administração e problemas no relacionamento com seus funcionários
A quantidade de chefes que mais atrapalham o funcionário do que ajudam é bem maior do que imaginamos. Não pense, caso isso corra, que é um "direito" exclusivo seu. São casos de interrupções em momentos importantes, pedidos sem sentido, desistímulo, prazos impossíveis de serem alcançados e até excesso de centralização, o que torna a vida dos colaboradores um túnel repleto de atividades iniciadas e jamais terminadas, o que, geralmente, termina com a sensação de ter trabalhado muito e não feito nada.
No entanto, vale salientar que esse problema é protagonizado por dois lados que devem juntos buscar uma solução para o bem de ambas as partes e, claro, da organização. O líder, que por não ser preparado para a função está sendo cobrado fortemente por resultados, gerando assim uma boa dose de estresse e consequentemente uma má administração e, claro, os membros da equipe que não querem se contrapor ao chefe e não conhecem técnicas de autogestão e organização do trabalho.
Com isso, a pergunta que fica é: O que fazer quando o profissional é capacitado e se dedica ao trabalho, mas tem um chefe que o interrompe a todo momento, não reconhecendo os seus resultados e pedindo muitas vezes para que ele troque de tarefa sem terminá-la para começar um novo trabalho?
Confira abaixo quatro dicas que irão lhe ajudar a estabelecer ou reestabelecer uma relação produtiva e confortável com o seu chefe, além de responder a questão acima:
1 – Se gerencie todos os dias
Você precisa se tornar chefe para entender que os líderes não sabem o que a equipe está fazendo a todo momento. Se isso for somado a alguma deficiência de liderança e gestão, teremos um líder que gerencia a equipe por demandas. O que você pode fazer é uma lista de atividades importantes que devem ser realizadas no dia e, se possível, organize também as atividades importantes a serem desenvolvidas ao longo de toda a semana.
2 – Estabeleça metas
Se você já percebeu que seu chefe atrapalha a sua equipe é porque as metas do grupo (e individuais) não estão claras, o que impede a equipe de estabelecer suas prioridades.
Sem prioridades, por sua vez, todos atuam por demanda, passando a ser mais importante a tarefa que acabou de chegar ou a que foi pedida por um superior. Interrompa este ciclo estabelecendo você as suas metas e as prioridades que devem ser executadas mais rapidamente.
3 – Comunique seu chefe
Uma das forma de fazer o seu chefe participar do seu dia a dia é comunicando claramente a ele qual é seu objetivo do dia e que tarefas você vai executar. Com isso, seu chefe vai diminuir as interrupções e ajustar as expectativas a condições razoáveis.
Muitas vezes, as interrupções acontecem porque as atividades não estão organizadas e as expectativas de ambas as partes não estão claras.
4 – Combine prazos finas e intermediários
As interrupções do chefe acontecem muitas vezes por insegurança sobre qualidade e prazos dos trabalhos que estão nas mãos da equipe, o que faz com que ele - o chefe - queira verificar os trabalhos de forma constante. Após estabelecer suas metas, elaborar a lista de atividades prioritárias e avisar ao seu chefe sobre elas, estabeleça prazos de entrega e prazos intermediários, que nada mais são do que breves reuniões para esclarecer dúvidas, determinar os avanços e correções e os próximos passos.
Seguindo essas quatro estratégias você gerenciará a ansiedade e a insegurança de seu chefe e, claro, ainda ganhará produtividade e dispensa de problemas. No entanto, lembre-se de que ele também precisa do seu comprometimento e do seu apoio.