Rua Francisco Nunes, 1224, Testing - Prado Velho, Curitiba/BA
  • (41) 3079-6299
  • (41) 98832-9190
  • (1) 1
  • (1) 1
  • (1) 1

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Conheça 4 dicas para sua empresa inovar

O processo de inovação em um negócio não depende necessariamente de um investimento financeiro

Neste momento de extrema dificuldade, em que as empresas nacionais enfrentam uma demanda retraída, uma carga tributária elevada e a concorrência dos produtos importados, as pequenas empresas, para sobreviver, estão reduzindo os seus custos no processo produtivo e inovando para se tornarem mais competitivas no mercado.

Gabriel Di Blasi, advogado e sócio do escritório Di Blasi, Parente & Associados, sugere quatro práticas para melhorar o processo de inovação:

1 - Análise

É necessário diagnosticar se a empresa é receptível para mudanças. Depois, analisar algumas características do mercado relativo ao seu negócio. Por exemplo, numa sorveteria, o dono deverá realizar um levantamento dos concorrentes que atuam na sua região para saber os tipos e sabores de sorvetes são vendidos, os preços, se há entrega a domicilio, a forma de marketing, entre outras ações.

2 - Visualize mudanças

O empreendedor precisa visualizar soluções que irão agregar na qualidade do seu produto ou serviço, diferenciando-se no mercado, por exemplo, uma nova forma de servir o sorvete, um novo desenho do formato do copo de sorvete, meios de se comunicar com o seu cliente para melhorar a qualidade do seu produto ou serviço, formas de atrair o seu cliente como o “programa de milhagens” usado em companhias aéreas, sabores diferenciados. Essas soluções não exigem vultosos investimentos.

3 - Motive sua equipe

A motivação das pessoas que trabalham na empresa é outro fator importante para inovar. Deve-se valorizar as iniciativas e reconhecer o que os colaboradores podem oferecer como ideias e sugestões. Além disso, valorizar os colaboradores, como por exemplo, dar uma participação no negócio.  Essas medidas podem ajudar a aumentar o fluxo de inovação, bem como o faturamento do negócio, sem aumentar os custos.

4 - Aposte na propriedade intelectual

Toda e qualquer inovação relacionada com o produto ou serviço deve se avaliar a possibilidade de proteção por meio do direito de patente, registro de desenho industrial, registro de marcas, registro de software, registro de nome de domínio, segredo de negócio, entre outros.temos certas proteções que não incorrem altos custos e nem num longo tempo para obter o respectivo direito, como é o caso da marca, do desenho industrial e do registro de software.

Assim, voltando ao exemplo da sorveteria, o registro da sua marca, a proteção do formato do copo de sorvete pelo registro de desenho industrial, bem como o software desenvolvido para se interagir com o seu cliente para melhorar a qualidade do seu produto ou serviço, são alguns exemplos de proteção efetiva e que irão contribuir para a sustentabilidade do processo de inovação do negócio.