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Trabalho sem chefes é possível

Empresa que adota um ambiente colaborativo, sem controle ou relações de mando, sem hierarquia, onde todos podem participar dos direcionamentos da empresa, onde não há a presença de chefes.

Empresa que adota um ambiente colaborativo, sem controle ou relações de mando, sem hierarquia, onde todos podem participar dos direcionamentos da empresa, onde não há a presença de chefes. Esta pode ser uma definição simples e direta do modelo de gestão horizontal, metodologia de administração adotada pela VAGAS.com há cinco anos. O método está ganhando corpo e escala no ambiente corporativo e despertando o interesse de empresas de todos os portes, incluindo gigantes como IBM e Odebrecht.

“Com o crescimento contínuo desse modelo, é natural que surjam muitas dúvidas em relação ao ambiente de trabalho e como a relação acontece efetivamente. Há muita gente que ainda não conhece a metodologia mas que em breve pode ser um futuro funcionário de uma empresa que atua dessa forma”, explica Erica Isomura, especialista em RH da VAGAS.com

 Veja abaixo oito dicas da especialista que podem ser valiosas para quem procura trabalhar em uma empresa com modelo de gestão horizontal:

 1. Administrar o tempo: Saber administrar o tempo é fundamental em uma empresa sem chefes, pois você não terá um chefe cuidando da sua agenda ou dizendo o que você precisa fazer durante o dia, semana, mês. No entanto, em alguns momentos, poderá ser requisitado por diferentes equipes simultaneamente. Portanto...

 2. Priorizar projetos e atividades: Saber priorizar é fundamental. Aprenda a diferenciar: “urgente e importante”, “importante e não urgente” garante sua eficiência e produtividade.

 3. Administrar conflitos: Se você está com problemas de relacionamento com uma pessoa da área ou fora dela, você precisará resolver para não impactar no objetivo comum e no resultado final.

 4. Gostar do que faz: Se você faz o que gosta não precisa de alguém dizendo o que deve ser feito, porque você sentirá prazer no final do dia, semana, etc, por tudo que você realizou com qualidade. Essa motivação interna é alimentada pelo prazer que você sente em trabalhar com o que gosta.

 5. Ser proativo: Muito mais em um ambiente sem chefe, você assume o papel de dono e precisa pensar como tal, não pode ficar esperando que as oportunidades apareçam. Você precisa criá-las, seja internamente para divulgação de uma ideia ou até mesmo para a criação de um produto.

 6. Comunicação: Saber se comunicar é essencial, porque em um ambiente aberto, o acesso à informação é muito maior, e a possibilidade de ruídos derivados deste ambiente também, portanto, cuidar para se expressar bem e ser compreendido é fundamental.

 7. Pensar estrategicamente: Desenvolver o olhar para o futuro, ter pensamento estratégico fará parte do seu dia-a-dia, pois suas ações hoje impactarão nos resultados da empresa amanhã. Geralmente é o chefe responsável por pensar estrategicamente - em um ambiente sem chefe passa a ser responsabilidade de todos.

 8. Ser criativo: Problemas novos pedirão soluções novas e originais, chefes geralmente veem com as soluções do passado ou padrões e, sem eles, as pessoas precisam ser criativas para olhar um problema ou uma informação e transformar em oportunidades.