Rua Francisco Nunes, 1224, Testing - Prado Velho, Curitiba/BA
  • (41) 3079-6299
  • (41) 98832-9190
  • (1) 1
  • (1) 1
  • (1) 1

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Evite perdas e desperdícios no negócio

As perdas e principalmente os desperdícios são gastos imprevistos e que não trazem retorno algum à empresa.

As perdas e principalmente os desperdícios são gastos imprevistos e que não trazem retorno algum à empresa. Por isso, é fundamental que o empresário saiba qual é a diferença existente entre aquilo que essas definições significam. Assim, ele pode trazer para o negócio uma visão mais clara da real necessidade de racionalização de recursos materiais e humanos, além de ajudar nas ações para evitá-las.

Desperdício é o mau aproveitamento. É tudo aquilo que não é usado corretamente e, por conta disso, acaba se estragando ou se quebrando, por ter sido empregado de forma inadequada. Um empilhamento excessivo de produtos acaba quebrando e avariando itens por conta dessa desatenção. Ou, por exemplo, um saco de arroz rasgado no estoque, que será jogado fora por não estar mais em condições de venda. Em ambos os casos, haverá diminuição de um item disponível para venda e, por consequência, perda no valor correspondente ao que essa mercadoria custou para o empresário. O desperdício, entretanto, não tem retorno e come as margens de lucro.

Já as perdas são inerentes ao processo produtivo e algumas podem ser contabilizadas como despesa, pois são consequências de um uso normal e seu custo já está embutido nos riscos do negócio, como por exemplo os retalhos de pano de uma fábrica de camisas.

Assim sendo, não há dúvidas que havendo um sistema, haverá baixas. Logo, quanto maiores forem essas perdas computadas, menor é a eficiência desse sistema. Por isso a importância da conscientização na capacitação do pessoal envolvido nos processos e da transmissão de conhecimento sobre operação e procedimentos corretos a serem adotados. Vale também observar concorrentes, fornecedores e outras empresas sobre o que estão fazendo sobre o assunto.

Fazer com que o sistema de gestão melhore continuamente, evitando perdas e otimizando o atendimento aos seus clientes a fim de aumentar competitividade, receita e lucro deve ser o objetivo maior de toda empresa. Ter estas definições claras podem ajudá-lo a fazer o controle dos gastos da sua empresa de maneira mais tranquila..