- (41) 3079-6299
- (41) 98832-9190
- (1) 1
- (1) 1
- (1) 1
Conflitos na equipe, o maior desafio enfrentado pelo RH das empresas
Segundo pesquisa, 54% dos entrevistados se consideram aptos a lidar com o problema no trabalho
Conflito no ambiente de trabalho. Este é o principal desafio dos diretores de Recursos Humanos no Brasil, de acordo com 46% dos 100 profissionais entrevistados, em pesquisa realizada pela Robert Half. Entre os que acreditam que esta é a maior dificuldade, 54% se dizem aptos a solucionar os problemas internos, 43% não têm certeza e 2% acreditam não ter essa habilidade. Os dados fazem parte de pesquisa realizada com 900 executivos do Brasil, Austrália, Áustria, Bélgica, Chile, França e Nova Zelândia.
Para Sócrates Melo, diretor da Robert Half, no Brasil, um dos principais focos de conflitos nas empresas é a dificuldade dos profissionais em ter conversas difíceis.
— O executivo brasileiro tem por costume abordar temas complicados apenas com quem tem afinidade. Existe uma barreira a ser vencida quando não existe essa empatia ou se há diferenças de perfis.
Para Melo, a gestão destes conflitos impacta diretamente no resultado e ganho de competitividade das empresas:
— São essas conversas desafiadoras, às vezes sobre um pedido de um cliente ou entrave com fornecedor, que podem fazer com que o objetivo comum seja atingido mais facilmente.
Além do conflito no ambiente de trabalho, os gestores de RH brasileiros apontaram outros oito desafios, na seguinte ordem de importância: reestruturação organizacional e troca de gerência (38%); recrutamento e retenção/planejamento estratégico (34%); engajamento e bem-estar (33%); treinamento e desenvolvimento (28%); assédio moral (15%); desempenho e gestão (12%); e mudança regulatória/ legislação (8%).
Os dados revelam ainda que 51% dos executivos consideram que a melhor solução para a resolução desses problemas seria qualificar os profissionais.
Levando em conta os dados dos outros países que participaram do estudo, na média, os principais desafios dos diretores de RH são o engajamento e o bem-estar dos colaboradores e reestruturação organizacional e troca de gerência, que aparecem empatados com 34% das respostas. Em seguida, vêm conflito no ambiente de trabalho e treinamento e desenvolvimento, ambas com 29%. Os demais desafios apontados pelos executivos de RH da pesquisa mundial são: recrutamento e retenção (25%), planejamento estratégico (24%), mudança regulatória/legislação (23%), desempenho e gestão (18%) e assédio moral (12%).