- (41) 3079-6299
- (41) 98832-9190
- (1) 1
- (1) 1
- (1) 1
Mulheres saem-se melhor em cargos de liderança, aponta pesquisa
Estudo mostra também que percepção das pessoas sobre líderes empresariais tem impactos na decisão de compra
Mulheres em cargos de liderança estão se saindo muito melhor do que os homens em quase todos os principais atributos identificados como os mais críticos para uma liderança eficaz. São eles: liderar pelo exemplo (57% para as mulheres em posição de liderança ante 43% dos homens), comunicar-se de forma aberta e transparente (62% e 38% respectivamente), reconhecer erros (66% e 34%) e trazer à tona o que os outros têm de melhor (61% e 39%). Dados são da terceira edição do Ketchum Leadership Communications Monitor (KLCM), estudo global que revela a percepção das pessoas sobre seus líderes.
Porém, as pessoas continuam decepcionadas com seus líderes. Embora 75% dos brasileiros declarem que a prática da comunicação é de extrema importância para uma boa liderança, apenas 41% dos entrevistados percebem os líderes empresariais como bons comunicadores – uma diferença de 34% entre expectativa e realidade.
A percepção das pessoas sobre líderes empresariais tem impactos na decisão de compra dos brasileiros. Os respondentes que compraram menos produtos e serviços de uma empresa por terem percepção negativa da atuação de seus líderes somam 63% (ante 50% globalmente), e 68% (ante 45% globalmente) pararam de comprar os produtos e serviços de uma empresa pelo mesmo motivo.
Quando questionados sobre a eficácia da comunicação dos líderes empresariais, 39% dos entrevistados consideram os líderes empresariais bons comunicadores, uma queda de 10% em relação a 2013 (39% ante 49%).