Rua Francisco Nunes, 1224, Testing - Prado Velho, Curitiba/BA
  • (41) 3079-6299
  • (41) 98832-9190
  • (1) 1
  • (1) 1
  • (1) 1

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Banco Central acompanha caso das contas de poupança da Caixa, diz Tombini

Segundo presidente do BC, banco não poderia ter contabilizado valores de contas encerradas

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse que está acompanhando a correção de procedimentos adotados pela Caixa ao encerrar contas de poupança.

A Caixa registrou os recursos dessas contas como receitas operacionais, o que elevou o lucro líquido da empresa em R$ 420 milhões no balanço de 2012 depois do pagamento de tributos.

Segundo Tombini, o processo de encerramento de contas é previsto, mas os valores das contas não poderiam ser registrados da forma como a Caixa fez. “O Banco Central determinou a cessação dessa prática”, disse. Ele foi ouvido nesta terça-feira (18) em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Tombini disse ainda que não divulga procedimentos internos em relação a casos específicos, como o da Caixa, mas enfatizou que o BC dispõe de mecanismos para assegurar o cumprimento de normas da autoridade monetária e do Conselho Monetário Nacional. “A ação do Banco [Central] é tempestiva. É anterior a qualquer reportagem. Nossos mecanismos foram acionados”, disse.

Em janeiro, reportagem informou que a Caixa havia encerrado ilegalmente as contas com irregularidades no CPF ou no CNPJ, incorporando os recursos da caderneta de poupança e usando o dinheiro para inflar os lucros em 2012.

Em janeiro, o Ministério Público Federal anunciou a abertura de investigação sobre o caso, mesmo com a alegação da Caixa de que os clientes que tiveram suas contas de poupança encerradas têm direito ao saldo existente, a qualquer tempo, após regularização.