- (41) 3079-6299
- (41) 98832-9190
- (1) 1
- (1) 1
- (1) 1
Número menor de brasileiros procura uma vaga temporária
Pesquisa revela que caiu, de 66% em 2012 para 60% este ano, a fatia de interessados em um emprego de fim de ano
Diminuiu o número de brasileiros interessados em obter uma vaga de trabalho temporário neste fim de ano. Pesquisa da Vagas, empresa de tecnologia especializada em recrutamento eletrônico, mostra que 60% dos entrevistados pretendem realizar trabalho temporário nos próximos meses. Em 2012, esta fatia era de 66%.
Para chegar ao resultado, foram consultadas, entre a última semana de outubro e a primeira semana deste mês, cerca de 1.400 pessoas com currículos cadastrados no site da empresa.
Apesar de o resultado da enquete destoar de períodos recentes, nos quais a procura por uma vaga temporária era crescente a cada ano, ele é compatível com situação de praticamente pleno emprego existente hoje no mercado de trabalho. Em setembro, o último dado disponível, a taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas do País estava em 5,4% da População Economicamente Ativa (PEA), segundo o IBGE. Este foi o menor resultado para o mês desde setembro de 2002.
"Hoje as pessoas estão empregadas e mais confiantes com o seu trabalho efetivo", diz Fabíola Lagos, coordenadora da pesquisa. De certa forma, essa condição mais favorável do emprego reduziu o interesse por uma vaga temporária.
A pesquisa deste ano revela, por exemplo, que cresceu de 51% em 2012 para 53% em 2013 a parcela de entrevistados que já têm um emprego efetivo. Isto é, por trabalharem meio período ou o dia inteiro, não têm condição de assumir um trabalho temporário.
No passado, quando o desemprego era elevado, lembra Fabíola, o emprego temporário era uma oportunidade para que o trabalhador conseguisse uma vaga efetiva. Atualmente, no entanto, o quadro é diferente: 44% dos entrevistados informaram que a intenção de realizar um trabalho temporário é conseguir uma nova oportunidade de trabalho. Em 2012 esse resultado era muito maior, com mais da metade (51%) dos trabalhadores interessados em uma nova colocação efetiva.
No ranking das intenções de obter um trabalho temporário, o segundo maior objetivo dos candidatos é obter uma renda extra para pagar dívidas. No ano passado, 24% dos entrevistados informaram que esse era o seu objetivo. Neste ano essa fatia encolheu: 22% declararam que pretendem com o trabalho temporário obter renda para regularizar as dívidas em atraso. "Em 2012, o pessoal estava mais apertado." Fabíola destaca que a pesquisa deste ano identificou o cartão de crédito, com 59% das respostas, como o vilão das dívidas dos trabalhadores.