Rua Francisco Nunes, 1224, Testing - Prado Velho, Curitiba/BA
  • (41) 3079-6299
  • (41) 98832-9190
  • (1) 1
  • (1) 1
  • (1) 1

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Você é um profissional ou possui uma empresa de serviços profissionais?

As diferenças de um profissional liberal e uma empresa de serviços profissionais

Recentemente numa consultoria de marketing notei a dificuldade do meu cliente em identificar a si mesmo como um profissional liberal ou empresa de serviços profissionais. Baseado nisso decidi publicar um artigo para ajudar você a identificar a sua forma de atuação no mercado.

Antes de tudo, quero deixar claro ao leitor que não estou tratando de aspectos tributários, por isso mesmo o profissional liberal aqui mencionado pode ser representado por meio de uma pessoa jurídica.

Foco profissional

O foco de um profissional liberal é dado no nome dele e não na empresa. Fica claro que o contratante está contratando os serviços deste profissional ainda que ele utilize ajuda de profissionais para auxilia-lo.

Tamanho do negócio

Um profissional liberal pode possuir uma pequena equipe para dar apoio aos seus serviços realizados com o cliente sem deixar de ser um profissional liberal. Quando essa equipe incluem outros profissionais que realizam serviços técnicos o enfoque passa a mudar para empresa de serviços.

Limitação de atendimento

Uma empresa normalmente não terá limitação de atendimento no mercado, podendo ampliar a sua base profissional caso deseje crescer, já um profissional liberal não tem como atender mais do que a sua capacidade pessoal lhe permita.

Personificação

Se o cliente o identifica como peça chave de atendimento e serviço prestado provavelmente você se enquadra como profissional liberal. Por exemplo, o meu cliente contrata os meus treinamentos e consultorias e nunca de um profissional representado por mim, mesmo que eu esteja representado por uma pessoa jurídica.

Cabe lembrar que o sucesso tanto de uma empresa de serviços profissionais como de um profissional liberal depende de estratégias de marketing acertadas e aplicáveis a cada tipo de empresa. Por isso não deixe de estudar o assunto e conte comigo com a ajuda necessária para o seu sucesso profissional.

Se você apreciou esse artigo compartilhe nas redes sociais e sucesso!