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5 Dicas para montar a equipe ideal
Confira as dicas para montar a equipe ideal.
Que tal dividir suas ideias com um grupo de pessoas, para novas e melhores possibilidades emergirem entre vocês? Essa é a proposta da antropóloga americana Judith DeLozier, considerada a “mãe” da programação neurolinguística (PNL). Ela apresentará esse e outros ensinamentos durante o 10º Congresso Latino-Americano de Programação Neurolinguística (PNL), que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de outubro, no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro. Confira as dicas para montar a equipe ideal.
1 - Habilidades complementares – Para funcionar bem, a equipe deve ter um bom sonhador, um bom realista e um bom crítico. “O papel de cada um é fundamental e é preciso buscar um equilíbrio dessas diferentes capacidades”, explica Judith DeLozier, que fez parte do grupo inicial de criação da PNL e fez importantes contribuições na área. Ela observa que ao juntar muitos sonhadores numa equipe, boas ideias irão surgir, mas nada será colocado em prática. Para ter o plano de ação, vale convidar quem tenha o perfil realista que fique responsável por colocar tudo no papel e definir as etapas, os prazos. Por fim, o crítico é a pessoa que consegue questionar os pontos cegos do projeto, para que sejam feitos os ajustes necessários. “Por outro lado, muitos críticos juntos reclamam de tudo”, ressalta DeLozier.
2 - Quem somos nós – É essencial saber quais são os valores compartilhados. Os membros ficam automotivados quando têm o senso de quem são enquanto equipe, quem traz o que ao grupo. Assim, mesmo quando ocorrem os possíveis atritos, a qualidade do relacionamento favorece que ocorra uma autocorreção de forma natural. Essa integração garante o bem-estar de todos, a qualidade de produção e a agilidade.
3 - Troca de ideias – “Quando as pessoas se juntam para compartilhar informações, novas possibilidades emergem no espaço entre elas”, explica Judith DeLozier. Essas ideias jamais surgiriam se as mesmas pessoas estivessem pensando sozinhas. Para Judith, essa conexão do feedback, da conversa é que contribui para que os humanos evoluam, amadureçam. Por isso, é essencial estimular que as equipes compartilhem todas as ideias, por mais elementares e absurdas que possam parecer. “Num encontro entre duas pessoas, se cada uma chegar com uma ideia, no mínimo, as duas irão sair de lá com duas ideias”, completa Maíra Larangeira, coordenadora do 10º Congresso Latino-Americano de PNL.
4 – Liderança – Toda equipe precisa de um líder, que consiga inspirar os demais. “Como você sabe que tem liderança?”, questiona Maíra. Ela responde que deve-se olhar para trás e verificar se tem alguém o seguindo.
5 - Conheça melhor a PNL - Útil nos negócios, saúde, educação e arte, a programação neurolinguística (PNL) é um sistema de conhecimentos e um tipo de método de agir. Ela também trata da criação de modelos de excelência humana e da criação de habilidades e ferramentas para obter os fatores de sucesso. Além de ajudar a resolver os problemas internos e os relacionados ao mundo, ela fornece possibilidades para expandir a criatividade. Participe do 10º Congresso Latino-Americano de PNL e do curso pré-congresso “PNL Generativa: a 3ª Geração” com a especialista americana Judith DeLozier, voltados a todas as pessoas interessadas em comportamento humano. Mais informações: www.congressopnl.com.br.