Rua Francisco Nunes, 1224, Testing - Prado Velho, Curitiba/BA
  • (41) 3079-6299
  • (41) 98832-9190
  • (1) 1
  • (1) 1
  • (1) 1

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Bancos antecipam o 13º salário; quando vale a pena pegar o empréstimo?

Oferecer crédito é uma função dessas instituições, mas elas cobram por isso”, explica.

Ainda faltam cerca de quatro meses para o final do ano, mas alguns bancos e instituições financeiras já estão antecipando o pagamento do 13º salário.

De acordo com a diretora da Fharos, escritório especializado em soluções contábeis, Dora Ramos, antes de pedir o adiantamento, os clientes precisam de um planejamento prévio. “Esse dinheiro não deve ser utilizado se você não tem nenhuma dívida a juros altos para pagar, por exemplo. Pegar essa quantia só porque ela está sendo disponibilizada pelos bancos não vale a pena. Oferecer crédito é uma função dessas instituições, mas elas cobram por isso”, explica.

Em resumo, para Dora, o cliente só deve pegar dinheiro emprestado se o objetivo for substituir uma dívida cara por outra menor, que não prejudique tanto o orçamento. “Se você está utilizando o cheque especial ou se tiver dívidas com o cartão de crédito, que possuem altíssimos encargos, na casa dos 13%, aí sim o adiantamento do 13º é viável”, afirma.

Então, nada de solicitar empréstimos para fazer compras ou programar uma viagem. “Não é o recomendável pois há uma perda do valor que será recebido, por conta dos juros cobrados pelos bancos. Nesses casos, é melhor adiar a viagem para o mês de dezembro e as compras também”, orienta.

Ainda segundo Dora Ramos, o adiantamento pode ter um efeito psicológico grande. “O cliente pega o dinheiro agora e quando chegar o mês de dezembro, época em que os gastos com presentes de Natal, material escolar e IPVA, já são altos, ele não terá mais o 13º para isso. Algumas vezes, ele até esquece que não poderá contar com essa quantia extra, já que ela foi utilizada lá atrás”, completa.

Condições
O montante emprestado varia entre os bancos, mas, em geral, corresponde a, no máximo, 80% do valor que será recebido.

Além disso, o cliente precisa receber o salário por meio da instituição para ter acesso ao crédito. O prazo do pagamento do saldo devedor também varia, porém o limite é a data de recebimento do 13°, que é pago pelas empresas até o dia 20 de dezembro.